PUBLICIDADE TOPO
EM VISITA AO GABINETE, ONG AMIGAS DA MAMA DISCUTE OUTUBRO ROSA E AÇÕES NO VERÃO
30/08/2019 15:12 em QUINTAORS NOTICIAS
 
EM VISITA AO GABINETE, ONG AMIGAS DA MAMA DISCUTE OUTUBRO ROSA E AÇÕES NO VERÃO

Na manhã desta terça-feira, 27 de agosto, estiveram no Gabinete do Prefeito a presidente da ONG Amigas da Mama (Imbé), Daiana Godoy, acompanhada de seu esposo, Paulo Godoy (que é filho da fundadora Nilza Godoy). Eles foram recepcionados pelo prefeito Mauricio Muniz, vice Gilmar Souza, secretário de Administração Rodrigo Machado e pelo presidente da Câmara de Vereadores Edilson Zanini.

Na ocasião, foi discutido o Outubro Rosa em Palmares do Sul, na qual foi mantida a parceria para ações de conscientização no Município. Foi também acertado que, juntamente com a ONG, ocorrerão ações durante o verão, em Quintão; bem como na Arrozarte, no mês de maio do próximo ano.

AMIGAS DA MAMA - A Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (ABAMI) é um grupo de voluntárias que desde 2002 realiza um trabalho de apoio à pacientes tratadas ou em tratamento de câncer de mama. O principal objetivo é conscientizar mulheres a realizar o autoexame, mamografia/ecografia mamária e quaisquer exames clínicos em prol da saúde da mulher. “Lutamos para que nenhuma mulher morra mais de desinformação. Buscamos, sempre que possível, contribuir para melhorar a saúde física e emocional da população”. 

O grupo surgiu da experiência vivida pela então vereadora de Imbé Nilza Costa Godoy, que tornou pública sua história com o câncer de mama. Buscou no Legislativo Municipal de Imbé uma forma de alertar a comunidade para o tema, criando a lei municipal nº 742/2002, que instituiu o 18 de Julho, como o Dia de Combate ao Câncer de Mama, dia em que Nilza descobriu ser portadora desta doença. E esta lei foi transformada em lei estadual nº 12126, sendo comemorado NESTE DIA o COMBATE AO CÂNCER DE MAMA em todo Rio Grande do Sul. 

Nilza Godoy faleceu em abril de 2016, na qual a ONG segue, através de parcerias, desenvolvendo atividades, como: acompanhamento aos que estão em tratamento pelo câncer de mama, palestras e ações sobre prevenção ao câncer de mama, caminhadas e eventos para divulgar como combater a doença, oferecimento de cursos profissionalizantes de padaria, cozinha e costura para a comunidade local e muito mais, entre outros.

 

COMENTÁRIOS